Barragem Pau Branco Nova Lima MG
Ministério Público de Minas Gerais e a Advocacia-Geral de Estado de Minas pedem que sejam adotadas medidas preventivas para evitar novos transbordamentos.| Foto: Reprodução/redes sociais

Uma ação civil pública foi aberta contra a empresa Vallourec Tubos do Brasil, responsável por uma barragem de Mina Pau Branco que transbordou no sábado (8), no município de Nova Lima (MG). Por causa do transbordamento, a rodovia BR-040 teve que ser interditada. Uma pessoa teria ficado ferida.

Na ação, o Ministério Público de Minas Gerais e a Advocacia-Geral do Estado de Minas pedem que sejam adotadas medidas preventivas para evitar novos transbordamentos do dique, que não suportou o volume de chuvas registrado nos últimos dias no estado. Também foi pedido o bloqueio de bens da empresa para garantir os ressarcimento dos danos causados.

“É possível afirmar que [o transbordamento] causou danos socioeconômicos e socioambientais ainda pendentes de diagnóstico e mensuração, de modo que se objetiva, com a ação judicial, assegurar que serão cautelarmente disponibilizados todos os meios necessários à integral reparação”, diz um trecho da ação.