Ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha.
Ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha.| Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (MDB-RJ) foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por sonegação fiscal. Segundo a denúncia, Cunha omitiu o recebimento de valores de empresas ligadas ao doleiro e delator do caso, Lúcio Bolonha Funaro, entre 2012 e 2013. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo. O procurador da República Orlando Cunha assina o documento. Com dinheiro teriam sido comprados veículos de luxo como uma Land Rover Frelander, diz o MPF.

Além da nova denúncia, Cunha sofreu outro revés nesta segunda-feira (2). O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou pedido apresentado pelo ex-deputado para suspender quatro processos que tramitam na 10ª Vara Federal de Brasília e enviar os casos para a 12ª Vara Federal. Segundo o Estadão, os processos abrangem um suposto esquema de fraudes na liberação de créditos junto à Caixa Econômica Federal em troca de propinas.

A defesa de Cunha argumentava que essas ações são derivadas da operação “Cui Bono?” e conexas ao “Quadrilhão do MDB”, que tramita na 12ª Vara Federal, e pedia o reconhecimento da prevenção, que acabou negada pelo ministro.