Sede da Procuradoria-Geral da república (PGR), em Brasília.
Sede da Procuradoria-Geral da república (PGR), em Brasília.| Foto: Antonio Augusto/Secom/PGR.

O Ministério Público Federal (MPF) pediu informações à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre as quatro torres de transmissão de energia elétrica que foram derrubadas entre 8 e 16 de janeiro. Foram três ocorrências em Rondônia e uma no Paraná. Em nota, o MPF informou que investiga se há correlação de ataques a torres com os “atos antidemocráticos ocorridos em Brasília no último dia 8”.

A solicitação foi feita pelo coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, Carlos Frederico Santos, na noite desta terça-feira (17). O ofício foi encaminhado ao diretor-geral da Aneel, Sandoval Neto. Já existem duas investigações sobre o tema na 1ª instância.

No Paraná, foi aberto inquérito policial para apurar a derrubada de uma torre de transmissão. Já em Rondônia, o MPF instaurou uma notícia de fato para apurar ocorrências nos municípios de Rolim de Moura, Itapuã do Oeste e Vilhena.

Além disso, Santos enviou ofício aos procuradores-gerais de Justiça nos estados e no Distrito Federal e aos procuradores-chefes de todas as unidades do MPF em que solicita “informações, manifestações e eventuais elementos de prova relacionados aos fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília”.