Bolsonaro tem negociado filiação ao PTB para disputar as eleições de 2022.
Bolsonaro tem negociado filiação ao PTB para disputar as eleições de 2022.| Foto: PTB/Divulgação

As negociações entre o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) e a cúpula do PTB para a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao partido na disputa das próximas eleições gerou uma crise dentro da legenda comandada pelo ex-deputado Roberto Jefferson. As informações são do jornal o Globo.

Segundo a publicação, o filho do presidente tem negociado as condições de filiação diretamente com um aliado dentro da legenda, o empresário Otávio Fakhoury, presidente do PTB de São Paulo, sem a presença da presidente em exercício da sigla, Graciela Nienov, alçada ao posto pelo próprio Jefferson, que teria escrito uma carta criticando Fakhoury e reafirmando o apoio a Nienov na condução do partido. “Essa reunião não teve fruto do PTB. Não estava sabendo. Eu quero deixar claro que ele não fala pelo partido”, afirmou Roberto Jefferson. O presidente da legenda teria pedido ainda a criação de um conselho consultivo dentro do partido para dar à presidente em exercício o poder de “dissolver provisórias e expulsar murmuradores”.

Dentre as exigências de Bolsonaro para se filiar ao PTB está a possibilidade de escolher os candidatos ao senado e a indicação de aliados para ocupar vagas na executiva nacional do partido.