Ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello
Ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

De volta à CPI da Covid, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello afirmou que não teve culpa na crise que atingiu o estado do Amazonas no começo deste ano. No seu depoimento, Pazuello alegou que em uma reunião com o governador do estado, Wilson Lima (PSC), optou-se pela não intervenção federal na saúde amazonense.

"Essa decisão (intervenção) não era minha. Isso foi levado à reunião de ministros. O governador estava presente e foi decidido pela não intervenção", afirmou Pazuello.

Sobre a falta de oxigênio no estado, Pazuello afirmou que a responsabilidade no abastecimento era da secretaria estadual de Saúde do Amazonas. "Somos abastecidos pelas informações das secretarias estaduais. Fica claro para mim que a preocupação com o acompanhamento do oxigênio não era foco da secretaria de Saúde do AM. No próprio plano de contingência não apresentava nenhuma medida quando a oxigênio. A empresa White Martins já vinha consumindo a sua reserva estratégica e não fez sua posição de uma forma clara desde o início. Se a Secretaria de Saúde tivesse acompanhado de perto, teria descoberto que estava sendo consumido uma reserva estratégica", defendeu o ex-ministro.

Ex-ministro Pazuello presta depoimento à CPI da Covid; acompanhe