varíola dos macacos
Brasil já contabiliza a 5.037 casos confirmados da doença, além de outros 5.391 suspeitas sob investigação.| Foto: Pixabay.

O Ministério da Saúde incluiu a varíola dos macacos (monkeypox) na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. A portaria, assinada pelo ministro Marcelo Queiroga, foi publicada nesta quinta-feira (1º) no Diário Oficial. Com a medida, profissionais de estabelecimentos públicos e privados de saúde de todo o país ficam obrigados a informar às autoridades, em até 24 horas, sobre os casos confirmados da doença.

No dia 24 de agosto o Ministério da Saúde encaminhou para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um pedido de análise e liberação da vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox), com a dispensa de registro do produto.

Causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Virus, na sigla em inglês), a doença foi declarada emergência de saúde pública de interesse internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em julho deste ano. A decisão foi tomada após o aumento do número de casos em vários países.

No Brasil, o primeiro diagnóstico foi confirmado no início de junho, em São Paulo (SP). A primeira morte associada à doença ocorreu no fim de julho, em Belo Horizonte (MG). No início desta semana o Rio de Janeiro também confirmou um óbito por causa da doença.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (31), o Brasil já contabiliza a 5.037 casos confirmados da doença, além de outros 5.391 suspeitas sob investigação. A maior parte dos doentes está no estado de São Paulo, onde, até ontem, 3.001 casos já tinham sido confirmados. Em seguida vêm o Rio de Janeiro (675) e Minas Gerais (278), estados onde ocorreram as duas mortes pela doença já registradas no país.