Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, disse que 44 pessoas já morreram em decorrência das chuvas em Pernambuco.
Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, disse que 44 pessoas já morreram em decorrência das chuvas em Pernambuco.| Foto: Reprodução

Boletim divulgado na tarde deste domingo (29) pela Central de Operações e do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) de Pernambuco, contabiliza 56 mortes no estado causadas pelas fortes chuvas que atingem o estado de Pernambuco desde a última quarta-feira (25). A nota oficial também informa que há registro de 3.957 desabrigados, sobretudo nos municípios da Região Metropolitana e na Mata Norte.

Pela manhã, antes da nova atualização, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, mencionou haver 44 mortos, além de 56 pessoas desaparecidos. O ministro sobrevoou com outros ministros as áreas atingidas pela chuva no Grande Recife. Ferreira reiterou que o governo federal deve prestar auxílio às áreas atingidas e explicou como será feita a liberação de recursos federais, que deverá ocorrer em três etapas distintas, sendo a primeira realizada tão logo seja publicado no Diário Oficial da União o reconhecimento dos decretos de emergência emitidos pelo estado de Pernambuco e de municípios atingidos. Nove municípios pernambucanos já decretaram situação de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana; e São José da Coroa Grande, Nazaré da Mata, Macaparana e São Vicente Ferrer, na Zona da Mata.

“O momento agora é de trabalho. A equipe técnica vai ficar aqui e vai auxiliar as autoridades locais para enfrentar a situação”, disse o ministro. Ontem, o governo federal anunciou que deve liberar R$ 2,5 milhões para ações de socorro e assistência humanitária para a região.

Na segunda-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro deverá visitar as regiões atingidas pelas chuvas em Pernambuco. Em suas redes sociais, Bolsonaro escreveu que irá à região para “se inteirar do que aconteceu. Ele também escreveu que “desde o primeiro momento, todos os seus meios para socorrer aos atingidos, aí incluído as Forças Armadas”.