corrupção na pandemia
O ex-governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), foi autorizado a não comparecer à CPI da Covid.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, concedeu nesta terça-feira (15) ao ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel o direito de não comparecer à CPI da Covid. O depoimento de Witzel está marcado para esta quarta-feira (16). A informação foi divulgada pelo portal G1. Caso Witzel compareça à CPI, ele poderá ficar calado; não precisa assumir compromisso de dizer a verdade; e pode ser acompanhado por um advogado.

Apesar da decisão, Witzel afirmou ao Blog do Octavio Guedes que vai comparecer. "Vou me oferecer para ser juiz auxiliar da CPI. Há muito e muitos a serem investigados". O ex-governador, no entanto, não especificou sobre quem se referia.

Na segunda-feira (14), a defesa do ex-governador acionou o STF por considerar que a convocação configura "subterfúgio ilegal". Os advogados argumentam que a comissão do Senado não pode apurar ações realizadas nos estados. A CPI da Covid aprovou a convocação de nove governadores, um ex-governador e uma vice-governadora para prestarem depoimento.