O que é a Lotex: Loteria
A Lotex é uma loteria do estilo raspadinha com temas de marcas, emblemas, hinos, símbolos e até mesmo escudos de futebol.| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

O governo Bolsonaro divulgou uma lista com estatais à venda, incluindo os Correios. No anúncio, nesta terça-feira (21), entrou a privatização da Lotex – Loteria Instantânea Exclusiva, o que gerou dúvidas na entrevista coletiva realizada pela equipe do governo. "Entrou na lista, mas não é uma privatização de empresa, é um leilão, é a exploração de um negócio", tentou explicar Salim Mattar, secretário de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia. Ainda em 2017, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) havia determinado o modelo de concessão como modalidade de desestatização.

Essa loteria segue o estilo “raspou-ganhou”: o apostador sabe instantaneamente se ganhou algum prêmio na “raspadinha”. Ou seja, a Mega-Sena não entra na lista de desestatizações, nem a Loteria Federal. Os estudos de venda da Lotex começaram em agosto de 2017 e o leilão estava programado para o 2º trimestre de 2019, mas foi cancelado duas vezes por falta de interessados. "Está sendo feito um novo desenho, e é o mercado que vai prefixar o valor dessa concessão", completa Mattar.