crise CFovid-19
Trabalhador passa perto de túmulos de vítimas da Covid-19, em Manaus.| Foto: Michael Dantas/AFP

A Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstrou preocupação com a situação da pandemia no Brasil. O comando da entidade pediu medidas "sérias" e "clareza" de autoridades e todos os envolvidos para enfrentar a Covid-19. "O que acontece no Brasil importa, e importa globalmente", disse o diretor executivo da entidade, Michael Ryan.

A OMS afirmou que, caso o quadro na emergência de saúde continue a piorar no país, isso terá impacto em outras nações da região. "Certamente gostaríamos de ver o Brasil indo em direção diferente, mas será necessário um grande esforço para isso", disse Ryan. Segundo ele, muitos países nas Américas se movem agora "em direção positiva" na pandemia, mas "não o Brasil".

Já o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou os números que batem recordes diários no país. "A situação no Brasil nos deixa bastante preocupados, não apenas com a alta nos casos, mas também das mortes", ressaltou.

O Brasil registrou 2.233 mortes causadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. É o segundo dia consecutivo que o país contabiliza mais de duas mil mortes diárias, na quarta (10) foram 2.286 vítimas.