Operação Lesa Pátria
Três mandados de prisão e oito de busca e apreensão são cumpridos nos estados de MG e PR na sétima fase da Operação Lesa Pátria.| Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta terça (7), a sétima fase da Operação Lesa Pátria, que investiga grupos suspeitos de participação nos atos do dia 8 de janeiro que culminaram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Nesta nova fase são cumpridos três mandados de prisão e oito de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais e Paraná. De acordo com as investigações, os alvos são supostos financiadores ou fomentadores dos atos ou, ainda, teriam se omitido na contenção dos manifestantes.

Segundo a PF, os suspeitos podem ser indiciados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Até a última fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada em meados de fevereiro, a Polícia Federal cumpriu 25 mandados de prisão preventiva, três de prisão temporária e 50 de busca e apreensão.

Na fase anterior da operação, um dos presos preventivamente foi o ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, responsável por elaborar o plano de segurança para conter a manifestação. Ele estava de folga no dia dos protestos e foi exonerado logo após a decretação de intervenção federal na segurança pública do DF.