Yanomami operação
Ações de segurança na Terra Indígena Yanomami completaram um mês e contaram com o desmonte de acampamentos de garimpeiros.| Foto: Leo Otero/MPI

Pelo menos 200 acampamentos ilegais de garimpeiros foram desmontados pelas forças de segurança durante um mês da Operação Libertação na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, de acordo com um balanço divulgado nesta terça (14) pela Polícia Federal.

Até o dia 10 de março, as forças de segurança apreenderam, ainda, 27 toneladas de cassiterita, 11,4 mil litros de combustíveis, 84 balsas e embarcações, duas aeronaves, 172 motores e geradores de energia, equipamentos como maquinários para extração de minérios, motosserra, mercúrio, modens de internet via satélite, celulares, uma tonelada de alimentos, além de armas e munições.

Além da Operação Libertação, as operações Nau dos Quintos, Avis Aurea e BAL, com mais de 40 procedimentos investigativos relacionados ao garimpo ilegal na região que resultaram no bloqueio judicial de R$ 65 milhões, segundo a PF.

As operações foram desencadeadas após a revelação da crise humanitária vivida pelos povos da etnia Yanomami na região, e deram origem à criação da Diretoria de Meio Ambiente e Amazônia da Polícia Federal. Participaram dos trabalhos com a PF o Ibama, Forças Armadas, Força Nacional de Segurança Pública, Funai e Polícia Rodoviária Federal (PRF).