Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta segunda-feira (16) que o Congresso Nacional não permitirá retrocessos contra a democracia. A declaração, feita nas redes sociais, ocorre em meio a crise entre o presidente Jair Bolsonaro e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Sem citar Bolsonaro, o senador afirma que "patriotas são aqueles que unem o Brasil, e não os que querem dividi-lo".

"O diálogo entre os Poderes é fundamental e não podemos abrir mão dele, jamais. Fechar portas, derrubar pontes, exercer arbitrariamente suas próprias razões são um desserviço ao país. Portanto, é recomendável, nesse momento de crise, mais do que nunca, a busca de consensos e o respeito às diferenças", disse Pacheco.

"E os avanços democráticos conquistados têm a vigorosa vigilância do Congresso, que não permitirá retrocessos", concluiu. Bolsonaro anunciou no sábado (14) que deve apresentar ao Senado um pedido para abertura de processos de impeachment contra os ministros do Supremo, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.