Pacheco
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta terça-feira (17) que o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) "não é recomendável" no momento para o Brasil. O senador disse pautas como a retomada do crescimento e o desenvolvimento do país podem ser prejudicadas "com o esgaçamento das instituições". A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

No último final de semana, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que deve enviar ao Senado um pedido para a abertura de processo de impedimento contra os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

"A presidência entendeu que não havia ambiente e nem justa causa para o encaminhamento e evolução desses pedidos porque entendemos que precipitarmos uma discussão de impeachment, seja do Supremo, seja do Presidente da República, ou qualquer tipo de ruptura, não é algo recomendável para um Brasil que espera uma retomada do crescimento, uma pacificação geral, uma pauta de desenvolvimento, de combate à pobreza e ao desemprego", afirmou o presidente do Senado. Para ele, essas pautas ficariam prejudicadas.

O senador disse ainda que é preciso aguardar a decisão de Bolsonaro sobre os pedidos de impeachment dos ministros. "É melhor aguardar que os acontecimentos surjam para que haja um posicionamento formal do Senado", pontuou.