Rodrigo Pacheco e Arthur Lira durante promulgação da PEC Emergencial
Rodrigo Pacheco e Arthur Lira durante promulgação da PEC Emergencial| Foto: Pedro França/Agência Senado

Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara, Arthur Lira (Progressitas-AL), afirmaram nessa segunda-feira (15) que são contra o "lockdown absoluto" e defendem medidas restritivas locais para controlar o aumento de casos de Covid-19.

"Não me parece racional lockdown absoluto no país nesse momento. Assim como não se pode negar gravidade da pandemia, a necessidade da tomada de decisões. Caso a caso, a depender do município, do estado, que se possa evitar aquilo que se tem que combater desde o início, as aglomerações", afirmou Pacheco, em evento dos jornais O Globo e Valor Econômico.

Já o deputado Lira afirmou que é preciso ponderar as restrições de circulação para conter o avanço da pandemia. "Você fazer o lockdown geral, já rebatia isso lá atrás, desde a época do ministro Mandetta se falava no ‘fica em casa’ absolutamente igual para todas as regiões, e também descartar o lockdown de uma medida mais restritiva numa região que esteja passando por um momento de mais dificuldade também não é conveniente”, disse o parlamentar.