voto impresso - rodrigo pacheco
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).| Foto: Marcos Brandão/Agência Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta segunda-feira (23) que o pedido de impeachment apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, dificulta a relação e o diálogo entre os Poderes. Segundo Pacheco, tanto o impedimento de um ministro do Supremo, quanto do presidente da República "não pode ser banalizado" e nem ter viés político. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

Pacheco se referia ao encontro entre os chefes dos Poderes organizada pelo presidente do Supremo, ministro Luiz Fux. A reunião foi cancelada por Fux, após a escalada de críticas aos membros da Corte por parte do presidente. "A reunião é muito importante. Pedi ao ministro Luiz Fux que houvesse a iniciativa da reunião entre os poderes", disse Pacheco durante evento em São Paulo.

O presidente do Senado também defendeu uma avaliação técnica do pedido de impeachment. "Eu pedirei para ouvir a Advocacia-Geral do Senado e seguir o parecer jurídico técnico em relação a esse pedido, mas repito o que disse desde já na sexta ao me deparar com a peça do pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, que eu não antevia fundamentos fáticos e jurídicos para dar seguimento", afirmou.