O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem relevância na eleição para o governo do Rio. Paes ainda criticou o apoio do petista ao pré-candidato do PSB ao Palácio Guanabara, Marcelo Freixo. "O Lula não é o fator relevante para mim nesta eleição local aqui", disse o prefeito em entrevista ao "Valor Econômico" divulgada neste sábado. Para ele, Lula não tem o mesmo impacto no Rio como ocorre, por exemplo, na Bahia.

"A posição tem sido: ‘Quero governo do Estado, Senado e Presidência da República e quem quiser vir que bata palma pra mim'. A postura do Lula, eu diria com certo salto alto no Rio de Janeiro, não é a de alguém que está buscando somar", apontou. Paes também questionou as credenciais de Freixo para ocupar o cargo de governador.

"Freixo não tem qualquer experiência no Executivo. Como vai ajeitar a situação fiscal [do estado] alguém que a vida inteira defendeu todo tipo de irresponsabilidade? Como vai atrair empresa alguém que a vida inteira disse que concessão e PPP é uma desgraça do capitalismo mundial? Como vai enfrentar o problema da violência alguém que defendeu a extinção da Polícia Militar?", disse o prefeito.

Paes afirmou ainda esperar que o PSD tenha um candidato ao Planalto. Nesta semana, o prefeito do Rio se reuniu com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e oficializou a aliança entre o PSD e os pedetistas para a disputa ao governo do estado. Os partidos apostam em uma chapa única contam com os pré-candidatos Rodrigo Neves (PDT), o ex-prefeito de Niterói, e Felipe Santa Cruz (PSD), ex-presidente da OAB. No entanto, não há definição sobre quem será o titular da futura chapa. A expectativa é que um deles se lance ao governo do estado e o outro se candidate ao Senado.