O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ).
O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ).| Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados.

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, protocolou uma representação no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) por suposta quebra de decoro parlamentar. A legenda pede a cassação do mandato do parlamentar. Nesta terça (31), Braga bateu boca com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), durante a sessão.

"Nos últimos anos o deputado Glauber Braga, abusando de sua imunidade material, tem se comportado em plenário de modo desrespeitoso e agressivo, ofendendo a honra de outros parlamentares e lesando a imagem desta Casa", diz a representação assinada pelo presidente do PL, Valdemar da Costa Neto. O ofício protocolado nesta quarta (1º) foi encaminhado ao Conselho de Ética por Lira, responsável pelo ato como presidente da Câmara.

O bate-boca da última terça começou quando Braga pediu a palavra e perguntou se Lira “não tinha vergonha” por declarações recentes onde afirmou ser favorável à privatização da Petrobras. “Senhor Arthur Lira, eu queria saber se o senhor não tem vergonha. Gostaria de saber se o senhor não tem vergonha”, indagou Braga. Nesse momento, o microfone do parlamentar foi desligado e os dois deputados começaram a discutir.