sede da pf
Polícia Federal abre inquérito para investigar supostas irregularidades sobre a compra da vacina Covaxin.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

A Polícia Federal abriu nesta quarta-feira (30) um inquérito para apurar suspeitas de irregularidades no contrato de compra da vacina indiana Covaxin. O Ministério da Justiça solicitou a abertura da investigação, depois que a CPI da Covid apresentou suspeitas sobre a negociação realizada entre o Ministério da Saúde e a Precisa Medicamentos. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo. O inquérito vai tramitar no Serviço de Inquéritos (Sinq), unidade da PF responsável por investigar políticos com foro privilegiado.

Até o momento, nenhum político foi citado na apuração da PF. Caso isso ocorra, a corporação deve pedir uma autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). A PF ainda estuda um pedido feito pelo Palácio do Planalto para investigar o deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) pelo crime de denunciação caluniosa contra o presidente Jair Bolsonaro. Nesta quarta-feira, a Procuradoria da República no Distrito Federal abriu uma investigação criminal sobre a negociação da vacina indiana Covaxin.