Aplicativo do ConecteSUS
O ataque comprometeu o ConecteSus, sistema responsável pelo Certificado Nacional de Vacinação, o que impediu a emissão do documento.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (16) uma operação contra o grupo de hackers suspeito de ter atacado diversos órgãos do governo federal no ano passado, incluindo o Ministério da Saúde. Segundo a PF, o objetivo da ação é colher elementos informativos em inquérito policial que apura os crimes relacionados aos ataques cibernéticos.

“Durante a investigação, descobriu-se que tais ataques foram realizados por uma organização criminosa transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza, visando entidades públicas e privados no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia”, diz a PF em nota. No total foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos estados da Paraíba, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Em dezembro de 2021 o ambiente em nuvem do Ministério da Saúde foi invadido. Na ocasião, os criminosos deletaram arquivos, banco de dados e outras instâncias do órgão. O ataque comprometeu o site conectesus.saude.gov.br, responsável pelo Certificado Nacional de Vacinação, o que impediu a emissão do documento. Outros órgãos federais também sofreram ação do grupo hacker, autointitulado Lapsus$ Group.