Polícia Federal
Polícia Federal faz operação contra tráfico| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta quinta-feira (6) 38 mandados de prisão por tráfico internacional de drogas no âmbito da Operação Grão Branco em nove estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

Os mandados expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Cáceres (MT) decretou ainda a apreensão de dez aeronaves e o sequestro de todos os bens de 103 pessoas físicas e jurídicas investigadas.

A operação "Grão Branco" faz referência ao transporte de grãos - como soja e milho - de Mato Grosso para São Paulo que justificavam as viagens das carretas que transportavam a cocaína. A PF indica que o líder da organização criminosa sob suspeita estava foragido e controlava toda a logística do transporte dos entorpecentes a partir de uma mansão em um condomínio de luxo em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Além da Polícia Federal, a operação teve apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), do Grupo Especial de Fronteira em Mato Grosso, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), das polícias de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e de São Paulo.