Ricardo Salles
Ministro do meio ambiente, Ricardo Salles.| Foto: Lula Marques/Fotos Públicas

A Procuradoria-geral da República enviou nesta segunda-feira (31) um pedido de abertura de inquérito contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ao Superior Tribunal Federal (STF). O pedido foi feito com base na notícia crime apresentada pela Polícia Federal contra Salles por suspeita de que o ministro estaria atrapalhando a fiscalização ambiental. O documento é assinado pelo vice-procurador geral, Humberto Jaques de Madeiros. A relatora será a ministra Carmen Lúcia.

"Indicaram-se, naqueles autos, diversos episódios de atuação desses servidores em descompasso com as recomendações técnicas, com o objetivo de promover a regularização de cargas exportadas irregularmente e apreendidas pelas autoridades norte-americanas. Tal cenário evidencia, de forma ampla, a necessidade de aprofundamento investigativo dos fatos", diz um trecho do despacho.

No pedido enviado ao Supremo, a PGR pediu autorização para convocar depoimentos do ministro, de proprietários rurais e de agentes de fiscalização do Ibama e da Polícia Federal relacionados à Operação Handroanthus. Também quer sinal verde para acessar a cópia dos procedimentos de fiscalização e investigação da operação.

Salles também é alvo de outra investigação no STF, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que investiga a atuação do ministro para facilitar a exportação ilegal de madeira.