O senador eleito Rogério Marinho (PL-RN)
A oficialização do acordo entre PL, PP e Republicanos pela candidatura de Rogério Marinho à presidência do Senado deve acontecer na manhã de sábado (28).| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os partidos PL, PP e Republicanos anunciaram na quarta-feira (25) a formação de um bloco para apoiar a candidatura do senador Rogério Marinho (PL-RN) à presidência do Senado, cargo atualmente ocupado pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que disputará a reeleição em votação marcada para o dia 1º de fevereiro. A oficialização do acordo deve acontecer na manhã de sábado (28).

A união aconteceu após uma reunião entre Marinho, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o presidente do Republicanos, Marcos Pereira e a senadora Tereza Cristina, do PP. “O bloco PL/PP/Republicanos dá musculatura política a Rogério Marinho que deseja resgatar a independência e o protagonismo do Senado Federal, se eleito”, diz nota do PL.

Com a eleição para a presidência do Senado indefinida, cada um dos 81 votos possíveis é importante. Para conquistá-los, Pacheco e Marinho têm tido apoio de suas respectivas "tropas de choque" para organizar as campanhas e pedir votos.