rodolfo costa
| Foto:

O Senado pode ter uma terceira via na disputa pelo Comando da Casa. O Podemos não descarta a possibilidade de lançar uma candidatura própria, embora não seja, hoje, a principal intenção do partido e do PSDB. Ambas as legendas fecharam acordo para agirem como um bloco nas eleições da Casa.

Hoje, o cenário mais provável dentro do Podemos é o apoio à candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS), que pode ser oficializada nesta terça-feira (12). Entretanto, o partido decidiu, após longa reunião na tarde de segunda-feira (11), que, se não apoiar a emedebista, lançará a candidatura do senador Lasier Martins (RS).

Os senadores Eduardo Girão (Podemos-CE) e Alvaro Dias (Podemos-PR), líder do partido, disseram que, na hipótese de uma candidatura própria, seria Lasier Martins o candidato. "Seria uma candidatura para marcar posição. Mostrar à sociedade o que é o pensamento do Podemos, de combate à corrupção e às velhas barganhas e conchavos políticos, e o que achamos das últimas presidências do Senado", destaca Martins à Gazeta do Povo.

A divisão do partido se deve à candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que tem o apoio do PT, do governo e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). "Estamos com impressão que a candidatura do Pacheco avançou muito, embora, de ontem para hoje, com oficialização do apoio do PT, parece estar perdendo alguns votos", pondera Martins. De toda forma, é algo que ainda divide o Podemos entre apoiar Tebet "de qualquer jeito" ou lançar Martins.