Operação da Polícia Federal
A Polícia Federal realizou uma ação como parte das investigações sobre desvio e lavagem de dinheiro dentro da Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) e de sua mantenedora, a Fundação Comunitária Tricordiana de Educação (FCTE).| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (8) uma ação como parte das investigações sobre desvio e lavagem de dinheiro dentro da Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) e de sua mantenedora, a Fundação Comunitária Tricordiana de Educação (FCTE).

Segundo a PF, a instituição possuía grande volume de débitos tributários e previdenciários já vencidos com a União, em valores que somavam R$ 92 milhões. Além disso, havia também dívidas trabalhistas de processos judiciais com trânsito em julgado que não foram pagos.

Investigações apontam que os dirigentes da FCTE, de forma premeditada e em cumplicidade com titulares de empresas criadas especificamente para a ocultação de recursos, teriam desviado ao longo de mais de três anos, valores das mensalidades dos cursos oferecidos, os quais deveriam ingressar nas contas da FCTE para o pagamento de encargos correntes e dívidas.

Os valores retirados eram referentes às mensalidades de alunos dos cursos de graduação e especialização da Universidade, oferecidos em diversos campi do estado de Minas Gerais.

Foram cumpridas 28 ordens judiciais, sendo 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Varginha (2), Três Corações (3), Conceição do Rio Verde (1), Contagem (2), Nova Lima (2) e Belo Horizonte (6), além outras ordens judiciais de apreensão específicas contra pessoas físicas e jurídicas.