Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu a Ciudad del Este, no Paraguai, é um dos principais pontos de entrada do contrabando no Brasil.  | ALBARI ROSAgazeta
Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu a Ciudad del Este, no Paraguai| Foto:

O presidente Jair Bolsonaro destacou a decisão de reabrir a Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira com o Paraguai, em uma rede social. O acesso foi fechado em março devido à pandemia da Covid-19. Nesta quinta-feira (15) o presidente divulgou o texto da portaria sobre o assunto. O governo federal flexibilizou a norma que restringe a entrada de estrangeiros no Brasil e prorrogou por mais 30 dias a proibição de ingresso de visitantes de quase todas as nacionalidades e apenas por rodovias ou por transporte aquaviário.

A medida não alcança o Paraguai, o que permite a reabertura da fronteira com o país vizinho, nem impede o ingresso no Brasil por via aérea ou aquaviária de tripulação marítima para exercício de funções específicas a bordo de embarcação ou plataforma em operação em águas jurisdicionais. O fechamento do país aos estrangeiros vem sendo adotado desde março pelo governo dentro das ações para conter o avanço do novo coronavírus.