Apesar dos avanços, tanto o retorno online do Portal da Prefeitura, como todas as páginas de serviços aos cidadãos, segue sem previsão.
Apesar dos avanços, tanto o retorno online do Portal da Prefeitura, como todas as páginas de serviços aos cidadãos, segue sem previsão.| Foto: Reprodução

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou um novo site com orientações sobre todos os serviços prestados pelo município e que foram afetados pelo ataque hacker. Quatro dias após o incidente, os sistemas ainda não foram normalizados. De acordo com a prefeitura, a população deve acessar o site prefeitura.rio para obter informações sobre como proceder em relação ao Nota Carioca, emissão de carnê do IPTU, guias de recolhimento do ISS, ITBI, marcação de exames e consultas.

Segundo a administração municipal, o ataque hacker na segunda-feira (15) ao Datacenter foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) para que o responsável possa ser identificado e punido. “Mais informações estão sendo levantadas e serão repassadas às autoridades policiais”, informou a prefeitura.

Na noite de quinta-feira (18) a equipe da Empresa Municipal de Informática (IplanRio) conseguiu fazer a publicação do Diário Oficial do Município, além de restabelecer a consulta das edições anteriores. Conforme a prefeitura, com isso, a edição de ontem e desta sexta-feira já estão disponíveis.

O trabalho para o restabelecimento total do Datacenter municipal e a volta de todos os serviços tem sido feito de maneira ininterrupta pelos servidores da IplanRio. “Os sistemas já recuperados vão permanecer offline até que o ambiente digital esteja seguro em sua totalidade”, informou a prefeitura.

Apesar dos avanços, tanto o retorno online do Portal da Prefeitura, como todas as páginas de serviços aos cidadãos, segue sem previsão. “Estamos trabalhando para amenizar os transtornos causados aos cariocas e para que os nossos sistemas voltem à normalidade o mais rápido possível”, diz nota da administração municipal.