Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, criticou avaliação de que Venezuela é vítima de uma narrativa
Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, criticou avaliação de que Venezuela é vítima de uma narrativa| Foto: André Coelho/EFE

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, fez críticas à Venezuela e disse que ficou "surpreso" ao ver que dizem que o governo venezuelano é uma "narrativa". Em um vídeo publicado em seu Instagram e rapidamente deletado, Lacalle Pou também criticou a criação de novas instituições.

Durante reunião fechada do Encontro de Presidentes da América do Sul, desta terça-feira (30), o presidente uruguaio criticou, sem citar nomes, o discurso do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Fiquei surpreendido quando se disse que o que se passou na Venezuela é uma narrativa. Vocês sabem o que pensamos a respeito da Venezuela do governo da Venezuela", disse Lacalle na filmagem.

Na última segunda-feira (29), após encontro bilateral com o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, Lula afirmou que o governo da Venezuela é "vítima de narrativa de antidemocracia e autoritarismo".

O presidente uruguaio também se posicionou contra a União das Nações da América do Sul (Unasul), grupo que Lula tenta reativar desde que assumiu para seu terceiro mandato.

Logo ao chegar ao Palácio do Itamaraty, na manhã desta sexta, o presidente Uruguaio foi questionado se o grupo "era uma boa ideia" e deu de ombros para a pergunta. Lacalle Pou já havia dito que "mantinha sua opinião sobre a Unasul", grupo que ele foi o responsável pela saída do Uruguai. No vídeo que foi ao ar em seu Instagram, ele afirma: "chega de instituições".