Maduro foi o primeiro líder a chegar na cúpula sul-americana
Maduro foi o primeiro líder a chegar na cúpula sul-americana| Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, na manhã desta terça-feira (30), 11 dos 12 presidentes da América do Sul para uma cúpula organizada pelo governo brasileiro. Os primeiros representantes começaram a chegar por volta das 9h15 e todos foram recebidos pelo ministro de relações exteriores, Mauro Vieira.

O presidente do Conselho de Ministros do Peru, Luis Alberto Otárola Peñaranda, foi o primeiro a chegar ao Itamaraty. A presidente peruana, Dina Boluarte é a única que não participa da reunião com os presidentes da América do Sul. O país vem enfrentado uma crise política e a mandatária está impedida de deixar o país. O ditador venezuelano, Nicolás Maduro; o presidente do Suriname, Chan Santokhi; o uruguaio, Luís Lacalle Pou; o da Guiana, Irfaan Ali e o presidente do Equador, Guilherme Lasso, chegaram em seguida.

Por fim, o presidente paraguaio, Mario Albdo Benítez; o chileno Gabriel Boric; o da Bolívia, Luís Arce; o da Argentina, Alberto Fernandez; e o da Colômbia, Gustavo Petro, encerraram a chegada de presidentes para a cúpula. Após chegarem ao palácio, todos foram recebidos por Lula, que já os esperavam para dar início à agenda de reuniões.

Sem uma agenda clara definida, a cúpula tem o intuito de estabelecer o "diálogo franco" entre os países, conforme informou o Ministério de Relações Exteriores. A reunião com os presidentes teve início às 10h15 com uma sessão de trabalhos fechada para a imprensa e, a partir das 13h30, os líderes fazem um almoço ainda no Itamaraty. A partir das 15h, os presidentes têm um novo diálogo marcado e às 20h30 todos seguem para um jantar oferecido por Lula no Palácio da Alvorada.