Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Protesto no DF

Moraes autoriza visita de deputados federais a presos nos atos de 8 de janeiro em Brasília

Presos 8 janeiro
Grupo de deputados federais recebe autorização do ministro Alexandre de Moraes para visitar presos nos atos de 8 de janeiro no DF. (Foto: Joedson Alves/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta terça (7) que um grupo de deputados federais visite as pessoas presas por suposto envolvimento nos atos de 8 de janeiro, em Brasília, que culminaram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

A autorização foi dada a partir de ofícios protocolados por Nikolas Ferreira (PL-MG), Ubiratan Sanderson (PL-RS), Hélio Lopes (PL-RJ), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Coronel Telhada (PP-SP) para visitarem os detidos na Penitenciária Feminina do Distrito Federal e no Complexo Penitenciário da Papuda. (veja na íntegra as decisões aqui e aqui)

De acordo com o ministro, a autorização é de “caráter estritamente pessoal” apenas aos detidos nos atos de 8 de janeiro, e não se estende a acompanhantes. Alexandre de Moraes destacou, ainda, que as investigações e diligências tramitam sob sigilo, e que qualquer requerimento deve ser analisado somente por ele.

Ainda na decisão, o ministro destacou que as visitas aos detidos no sistema penitenciário do Distrito Federal são limitadas às restrições determinadas pela Vara de Execuções Penais, como o número reduzido de visitantes, a proibição de ingresso nas galerias portando aparelho celular, “bem como do registro de imagens no interior das unidades prisionais, sob pena de responsabilização”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.