Pastora é processada pelo MPF
Para concorrer, é preciso ter mais de 35 anos e estar em atividade na instituição.| Foto: Albari Rosa/Arquivo Gazeta do Povo

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) abriu nesta segunda-feira (17), as inscrições para os interessados em participar das eleições internas que vão definir os nomes para compor a lista tríplice a ser entregue ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) antes da escolha do novo chefe do Ministério Público Federal. Para concorrer, é preciso ter mais de 35 anos e estar em atividade na instituição. "A lista representa o anseio de que a escolha do procurador-geral da República seja feita sob o mesmo modelo dos outros ramos do MP brasileiro", afirma o presidente da associação de procuradores, Ubiratan Cazetta.

Por lei, Bolsonaro não é obrigado a escolher entre os indicados pela classe. O presidente, inclusive, foi o primeiro a romper com a tradição, que vinha desde 2003, ao desprezar a lista e nomear Augusto Aras, que ainda pode ser reconduzido ao cargo. Ele vem sendo criticado nos bastidores da PGR por, na visão de adversários, tentar se cacifar para a vaga que será aberta no Supremo Tribunal Federal em julho, com a aposentadoria do decano Marco Aurélio Mello.