pronunciamento de Bolsonaro na TV
Presidente Jair Bolsonaro falou sobre as ações do governo na pandemia em pronunciamento na TV| Foto: Isac Nobrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou pronunciamento de pouco mais de três minutos no rádio e na tevê, nesta terça-feira (23), para falar sobre as ações do governo federal no combate à pandemia de Covid-19. Com um tom de voz ameno e evitando polemizar, ele disse que em "nenhum momento" o governo deixou de tomar providências para enfrentar "dois grandes desafios" impostos pela crise sanitária: "o vírus e o desemprego".

Afirmou ainda que 2021 será o ano da vacinação no Brasil e que em breve o país será produtor de vacina contra a Covid e do insumo farmacêutico necessário para produção do imunizante. “Quero tranquilizar o povo brasileiro e afirmar que as vacinas estão garantidas”, disse. "Hoje somos o quinto país que mais vacina no mundo. São 14 milhões de vacinados". Por fim, o presidente se solidarizou com as famílias dos mortos pela Covid-19, no dia em que o Ministério da Saúde confirmou um número recorde de óbitos em 24 horas: 3.251.

Crítico do lockdown, Bolsonaro não fez no pronunciamento qualquer menção aos decretos de governadores que endureceram as regras de isolamento social. Tampouco ao revés que sofreu nesta terça no Supremo Tribunal Federal (STF), com a rejeição da ação impetrada pelo governo contra os estados.