Protesto Lula Aeroporto Congonhas
Manifestantes pretendiam “parar os voos” do Aeroporto de Congonhas em protesto contra a eleição de Lula à presidência.| Foto: reprodução/redes sociais

Uma carreata com apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) bloqueou parte da Avenida 23 de Maio, próximo ao Aeroporto de Congonhas, na noite desta sexta (6), em São Paulo. Os manifestantes portavam bandeiras do Brasil, sinalizadores nas cores verde e amarela, e diziam palavras de ordem contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tomou posse do cargo no último final de semana.

De acordo com vídeos que circularam nas redes sociais, os manifestantes pretendiam “parar os voos” no aeroporto, o que acabou não acontecendo. A manifestação passou também pela região da Avenida Angélica, no centro da capital paulista, e foi acompanhada pela Polícia Militar e a Companhia de Engenharia de Tráfego (ECT).

A eleição de Lula à presidência vem provocando protestos de apoiadores do ex-presidente desde a confirmação da vitória no segundo turno, no começo de novembro, com o bloqueio de estradas e acampamentos em frente a quartéis do Exército pelo Brasil. Após a posse do petista no cargo, o movimento começou a perder força, e os que ainda são realizados estão na mira do novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB).