André Lara Resende
O economista Andre Lara Resende, um dos formuladores do Plano Real que acabou com a hiperinflação no Brasil no início da década de 1990.| Foto: Bel Pedrosa/Divulgação

O economista André Lara Resende, ex-presidente do BNDES e um dos coautores do Plano Real, estaria sendo sondado pelos formuladores da política econômica do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para integrar um eventual governo petista a partir de 2023. A informação é do portal O Antagonista. O nome de Resende, que tem ligações com o PSDB e atuou no governo de Fernando Henrique Cardoso, seria um aceno positivo ao mercado. Contudo, informa o portal, ainda não houve convite formal, apenas menções ao currículo e às teses defendidas pelo economista em debates internos na Fundação Perseu Abramo, instituição ligada ao PT e presidida pelo ex-ministro Aloizio Mercadante.

Resende é crítico da política de juros implantada no país desde 1994. Para ele, a Selic elevada não contribui para segurar a inflação e ainda tem impacto na dívida pública e no baixo crescimento. Resende já foi também diretor do Banco Central, negociador chefe da dívida externa brasileira e conselheiro econômico da então candidata à Presidência Marina Silva, em 2014.

Em junho do ano passado, em entrevista ao programa Roda Viva, André Lara Resende afirmou que nunca foi um simpatizante do PT, defendeu o petismo frente ao bolsonarismo. “Lula pode ter outros defeitos, mas não é um radical, e acho que ele pode fazer parte de uma frente democrática para enfrentar essa frente claramente antidemocrática”, disse.