Escultura Meteoro, em frente ao Palácio Itamaraty, obra do artista Bruno Giorgi
Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado/Geraldo Magela/Agência Senado

O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para proibir o governo federal de hostilizar autoridades diplomáticas venezuelanas. O processo foi distribuído para relatoria da ministra Cármen Lúcia. A iniciativa é uma reação às investidas do governo contra o corpo diplomático da Venezuela no Brasil.

O alinhamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com Juan Guaidó, principal opositor da ditadura chavista, estremeceu as relações contra as autoridades consulares representantes do presidente constitucional Nicolás Maduro.

"Não cabe ao governo brasileiro tomar lado de rebeldes, no caso o Sr. Guaidó e seus apoiadores, contra um governo estrangeiro estabelecido. Fazê-lo implica claramente intervenção em política doméstica, ainda que o governo possa não ser do agrado ideológico do mandatário da vez", diz um trecho da ação.