rodolfo costa
| Foto:

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão, será o candidato do PTB na disputa pela presidência da Câmara. É o que garante à Gazeta do Povo o próprio presidente nacional da legenda, Roberto Jefferson. "É uma posição de bancada", afirma. O petebista destaca, ainda, que os votos a Lira simbolizam um compromisso ao presidente Jair Bolsonaro. "Atendendo a um apelo do presidente Bolsonaro, te afirmo que os votos do PTB são de Arthur Lira", diz.

A proximidade de Jefferson com Bolsonaro causou divergências e até um racha interno, anunciado pelo deputado estadual Campos Machado (SP) com sua migração ao Avante após 30 anos no PTB. A divisão do partido passou a ser vista por adversários de Lira como uma oportunidade para puxar alguns dos 11 votos petebistas na Câmara.

A aposta do entorno político de Baleia Rossi (MDB-SP), presidente nacional de seu partido e concorrente de Lira, era articular votos dentro do bloco PSL-PTB-PROS. O PSL — que é dividido — compõe a base de apoio a Rossi, mas o PROS já integra a base do líder do Centrão e será seguido pelo PTB, garante Jefferson. "É papo furado [a possibilidade de racha do partido na disputa]. Ninguém me falou nada [de votar em Baleia Rossi], ninguém me procurou", destaca.