Novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou criação de Secretaria Especial de Combate à Pandemia.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou a doação de medicamentos do kit intubação feita por empresas e pediu que os governos estaduais também se mobilizem para evitar o desabastecimento. No auge de infecções pela Covid-19, hospitais no interior de São Paulo já limitam o número de atendimentos por falta de remédio.

O ministro concedeu uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (15), o tom foi de resposta ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que desde o início da semana acusa o Ministério da Saúde de ter "sequestrado os medicamentos", proibindo a venda de empresas brasileiras a estados e municípios. Queiroga detalhou que os 2,3 milhões de medicamentos para kit intubação importados pela Vale estão previstos para chegar nesta quinta-feira (15), às 22h30, no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Não foi informado quando os hospitais devem receber os kits. "Os Estados têm que procurar esses medicamentos também. Não é só empurrar nas costas do Ministério da Saúde. Se instituições privadas importam e trazem para cá, porque estados não fazem isso?", questionou o ministro.