Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou chegada de 3 milhões de doses da vacina da Janssen
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou chegada de 3 milhões de doses da vacina da Janssen| Foto: Walterson Rosa/MS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou na tarde deste sábado (12) que o Brasil irá receber 3 milhões de doses da vacina da Janssen a partir da próxima semana. O chefe da pasta disse ainda que as vacinas serão distribuídas para as capitais por uma "questão de logística".

Com aplicação em dose única, a vacina da Janssen tem o potencial de garantir a imunização completa de 3 milhões de pessoas. No total, o acordo entre a farmacêutica e o governo do Brasil prevê a compra de 38 milhões de doses – as restantes devem chegar ao Brasil no segundo semestre.

"Essas vacinas devem chegar ao Brasil na terça-feira [15] pela manhã. Essas doses têm um desconto de 25% em relação ao valor anteriormente acertado. Isso ocasiona uma economia de cerca de R$ 480 milhões. O pagamento só ocorrerá em relação às doses que forem efetivamente aplicadas", disse Queiroga.

A previsão é que o imunizante comece a ser distribuído aos estados em 48 horas, ou seja, nesta quinta-feira (17). A Johnson & Johnson anunciou que a Janssen teve 66% de eficácia em prevenir casos moderados e graves da Covid-19.

Copa América

Durante a coletiva, o ministro da Saúde afirmou que a abertura do evento, neste domingo (13), não será adiada. "Acontecerá a partida normalmente", disse Queiroga.

Até o momento, 12 integrantes da delegação da Venezuela testaram positivo para a Covid-19 e estão isolados em um hotel em Brasília. De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, os atletas chegaram a fazer um teste antes de embarcarem para o Brasil, mas os primeiros resultados tinham sido negativos.