médicos pelo brasil - ministério da saúde - marcelo queiroga
Ministro da Saúde afirmou que o SUS é tripartite e que estados e municípios também devem alocar parte dos seus orçamentos para enfrentamento da pandemia de Covid-19.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou nesta sexta-feira (7) que os estados e municípios precisam se esforçar mais em ações de combate à pandemia e que os entes também precisam empenhar parte de seus recursos no controle da Covid e não “cobrar do ministério o tempo inteiro”.  Ele fez as críticas ao citar o programa de testagem contra a Covid no Brasil.

“É necessário fazer a testagem para identificar o aumento no número de casos e fazer o isolamento das pessoas que estão positivas, não é só testar por testar. (...) Os testes tem custos. Cada teste desses custa cerca de US$ 3,50 e os recursos financeiros são finitos. Os municípios pedem apoio ao Ministério da Saúde. Lembro que o SUS é tripartite e estados e municípios também devem alocar parte dos seus orçamentos para enfrentamento da pandemia de Covid-19. Não é só o tempo inteiro cobrar do Ministério da Saúde e lá na ponta adotar as condutas de acordo com a sua ideia. Vamos trabalhar juntos. É a melhor maneira de enfrentar o vírus”, declarou Queiroga.