O ministro Marcelo Queiroga, em depoimento à CPI da Covid
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta sexta-feira (27) que a adoção do passaporte de vacinação "não ajuda em nada". O ministro cumpria agenda no Rio de Janeiro. Mais cedo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou que a cidade irá implementar o passaporte da vacinação, que terá de ser apresentado por cariocas e turistas a partir de 1º de setembro. A informação foi divulgada pelo portal G1.

"Passaporte não ajuda, não ajuda em nada. Tudo que é imposição, que é lei… O Brasil já tem um regulamento sanitário que é um dos mais avançados do mundo. E essas matérias, elas são matérias administrativas. O certificado de vacinação está lá, qualquer um pode pegar. E você começar a restringir a liberdade das pessoas, exigir um passaporte, carimbo, querer impor por lei uso de máscaras pra tá multando as pessoas, indústria de multa, nós somos contra isso", afirmou.

Queiroga classificou a iniciativa como "descabida" e criticou a imposição do uso de máscara para conter a disseminação da Covid-19.