Saúde: Queiroga quer priorizar criação de secretaria para concentrar ações contra Covid-19
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a pasta prepara um protocolo com orientações sobre medicamentos usados no tratamento para pacientes com Covid-19. Entre os medicamentos, segundo Queiroga em entrevista ao jornal O Globo, está a cloroquina, usada no tratamento tratamento precoce - ainda não há comprovação científica para o uso dessas substâncias contra a Covid-19.

Queiroga afirmou que vai submeter à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS (Conitec) a análise de todos os fármacos que se usam no tratamento da Covid-19 e evidência científica de cada um deles. "Protocolo que vai ser feito não só sobre medicamentos mas sobre tudo, com todos os tipos de tratamentos. [...] O objetivo é orientar a conduta. Para que médicos sigam um guia, uma recomendação. Claro que os médicos têm autonomia, mas para atuar dentro de contexto de evidencias médicas e da legislação brasileira", explicou o ministro.

Queiroga ressaltou ainda que o presidente Jair Bolsonaro quer autonomia para médicos tomarem decisões no tratamento de pacientes. "Essa questão da autonomia médica é algo milenar. Em relação a esse fato, sabemos que a Covid foi descoberta no final de 2019 e, àquela época, não havia tratamento específico e ainda hoje não há tratamento específico. Várias medicações foram aventadas entre elas essas que você citou (cloroquina e ivermectina)", disse o ministro.