O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz
O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz| Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente da CPI da Covid do Senado, Omar Aziz (PSD-AM), declarou que a comissão "nunca acusou" o líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR). Aziz falou a respeito na manhã desta terça-feira (13), antes da reunião da CPI do dia.

Barros teve o pedido de convocação à CPI aprovado, mas a data do encontro ainda não foi agendada. O parlamentar tem se queixado da demora para a realização do depoimento - ele chegou a ir ao Judiciário para pedir a confirmação da oitiva.

Segundo Aziz, Barros não deve esperar a CPI para se defender, e sim cobrar do presidente Jair Bolsonaro uma defesa. O presidente da CPI sugeriu a Bolsonaro e Barros fazerem uma live para que Bolsonaro rebata as acusações impostas sobre Barros.

O deputado Luís Miranda (DEM-DF) disse à CPI ter ouvido de Bolsonaro que Barros seria o responsável por um esquema de corrupção instalado no Ministério da Saúde. Desde que Miranda fez a declaração, Bolsonaro não confirmou nem desmentiu a fala. A CPI enviou uma carta ao presidente da República cobrando um posicionamento, o que Bolsonaro disse que não fará.