O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (12) a abertura de um inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres por suposta "tentativa de golpe de estado" e "atentado ao Estado Democrático de Direito".

Mais cedo, foi divulgado pela Folha de S. Paulo, CNN Brasil, e pelo jornal O Globo, que a PF encontrou na residência do ex-ministro a minuta de decreto que sugeria a Bolsonaro a possibilidade de instaurar estado de defesa na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na petição, Randolfe cita as informações divulgadas pela imprensa. O pedido do parlamentar foi apresentado no âmbito dos inquéritos das milícias digitais e dos atos antidemocráticos, relatados pelo ministro Alexandre de Moraes. O senador solicitou que este novo pedido de investigação seja desmembrado em um novo inquérito, mas que, por conexão, seja relatado por Moraes.

Torres afirmou que o documento encontrado na casa dele pela PF foi "vazado fora de contexto, ajudando a alimentar narrativas falaciosas" contra ele. "Havia em minha casa uma pilha de documentos para descarte, onde muito provavelmente o material descrito na reportagem foi encontrado. Tudo seria levado para ser triturado oportunamente no MJSP. O citado documento foi apanhado quando eu não estava lá e vazado fora de contexto, ajudando a alimentar narrativas falaciosas contra mim", disse o ex-ministro.