Rebelião em Altamira
Confronto entre Comando Vermelho e Comando Classe A deixou 52 mortos, sendo 16 decapitados em rebelião em presídio de Altamira no Pará. Imagem ilustrativa.| Foto: Atila Alberti/Tribuna do Paraná

Após a confirmação da morte de pelo menos 57 presos durante conflito entre grupos criminosos no presídio de Altamira, o governo do Pará informou que dez presos considerados líderes das facções serão transferidos para unidades prisionais federais. O acordo foi firmado entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o governador do estado, Helder Barbalho, nesta tarde de segunda-feira (29), após a rebelião em Altamira.

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) apurou que o confronto entre as facções Comando Classe A (CCA) e Comando Vermelho (CV). Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Centro de Recuperação Regional abriga 311 presos e não havia superlotação no local. Uma inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) neste mês de julho constatou o contrário: a unidade teria capacidade para 163 presos e havia 343 detentos no local. Pelo menos 16 presos foram decapitados na rebelião em Altamira.