Armas
Prazo para o recadastramento de armas foi prorrogado para o dia 3 de maio pelo governo.| Foto: CBTP/divulgação

O governo prorrogou para o dia 3 de maio o prazo para o recadastramento de armas no Sistema Nacional de Armas (Sinam), de acordo com um decreto publicado na manhã desta quarta (29) no Diário Oficial da União (veja na íntegra).

O prazo encerraria em abril, mas foi prorrogado para “melhor adequação da Polícia Federal no cumprimento da atividade de recadastramento atribuída ao órgão policial, considerando as dimensões continentais do país”, segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O ministro Flávio Dino, da Justiça, afirmou que o número de armas já recadastradas é maior das originalmente registradas nos sistemas oficiais. De acordo com ele, “aqueles que diziam que nós queríamos fazer o recadastramento para confiscar armas, na verdade estamos contribuindo para que pessoas que estavam na ilegalidade venham para a luz da lei. Tanto que nós temos mais armas recadastradas do que armas que havia antes no Sigma”.

O Sigma é um sistema que registra armamentos em nome de Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs) mantido pelo Exército, enquanto que o Sinam é voltado ao registro de armas de civis mantido pela Polícia Federal. Segundo o ministério, o atual cadastramento iniciado em fevereiro vai centralizar o registro de armas no sistema da PF.