Glenn Greenwald, fundador do The Intercept
Bolsonaro disse que Glenn não iria embora e que poderia pegar “uma cana” aqui no Brasil| Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados

A Rede Sustentabilidade acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo para que a corte suspenda qualquer procedimento de investigação do jornalista Glenn Greenwald ou inquérito contra ele. O partido lembra que há pelo menos quatro inquéritos sigilosos na Polícia Federal (PF) sobre a suposta invasão de celulares de autoridades por hackers, além de um suposto procedimento do Coaf instaurado a pedido da PF. A ação pede cautelar para proteger a liberdade de expressão, de imprensa e, "quiçá", de locomoção de Greenwald.

Sobre o procedimento no Coaf, a Rede lembra que o Ministério da Economia e o Coaf responderam pedido de informações do TCU, mas "a resposta do ofício foi inconclusiva, o que ensejou pedido do Ministério Público de Contas junto ao TCU para uma inspeção in loco". Nesta quarta-feira (10), o subprocurador-geral Lucas Furtado oficiou o ministro Bruno Dantas pedindo providências, mas ainda não há decisão. O partido pede ainda que o tribunal solicite informações das autoridades responsáveis.