Manifestantes jogam patos de borracha no espelho d’água do Congresso Nacional em protesto contra aumento de impostos, em 2015.
Manifestantes jogam patos de borracha no espelho d’água do Congresso Nacional em protesto contra aumento de impostos, em 2015.| Foto: Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados

Estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mostra que as duas propostas de reforma tributária em tramitação no Congresso podem gerar 300 mil empregos por ano. O consumo também deve ser beneficiado, com um incremento em até R$ 122,7 bilhões. As informações são do jornal O Estado de São Paulo. Os cálculos se baseiam na análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45, do deputado Baleia Rossi e da PEC 110, do ex-deputado Luiz Carlos Hauly.

Ambas as propostas preveem a criação de um imposto único nos moldes do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) usado no exterior. A diferença é que, no caso da proposta de Rossi, os Estados podem ter alíquotas diferenciadas; e na de Hauly, a alíquota é igual em todo o país. Segundo o ex-deputado Luiz Carlos Hauly, a reforma vai impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB). “De cara, vejo um crescimento entre 5% e 6% do PIB”, estima.