Rejeição ao trabalho dos prefeitos caiu de 30% para 17%, diz pesquisa PoderData.
Rejeição ao trabalho dos prefeitos caiu de 30% para 17%, diz pesquisa PoderData.| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

No primeiro mês de mandato, a rejeição ao trabalho dos prefeitos do Brasil caiu para 17%, segundo a pesquisa PoderData. O último levantamento, realizado em agosto, mostrou que 30% dos entrevistados rejeitavam as gestões municipais. Atualmente, 34% aprovam os prefeitos, 44% consideram a atuação regular e 5% declaram que não sabem ou não responderam.

Na região Centro-Oeste os prefeitos são bem avaliados por 39% da população. As avaliações regulares somam 54%, e só 7% rejeitam a atuação. A região Sul é a que registra a maior rejeição ao trabalho dos prefeitos, 33%. Já os que consideram ótimo ou bom são 36%, e 30% vê a atuação dos prefeitos como regular.

No grupo que avalia bem a gestão do presidente Jair Bolsonaro, a rejeição aos prefeitos é maior. Neste grupo, 24% opinaram negativamente sobre os gestores municipais. Entre opositores de Bolsonaro, a rejeição aos prefeitos é de 13%.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360, em parceria com o Grupo Bandeirantes. Foram 2.500 entrevistas em 519 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.