O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL).
O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL).| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), quer convocar Andrea Valle, ex-cunhada do presidente Jair Bolsonaro, para depor à comissão. Andrea cita, em áudios divulgados pelo UOL, o nome do presidente em um suposto esquema "rachadinha", durante os mandatos dele como deputado federal. O advogado do presidente, Frederick Wassef, nega a existência do esquema. A informação foi divulgada pelo Poder360. "Ela [Andrea Valle] pode explicar se houve espelhamento do esquema das rachadinhas no governo federal", disse o relator da CPI em uma série de tuítes.

“Como se sabe, Carlos Bolsonaro é peça fundamental no ministério paralelo e Flávio Bolsonaro um influente filtro de indicações. A oitiva dela não é para incriminar, mas para esclarecer fatos relacionados à presença dessas pessoas no governo. Ela cita um coronel reformado. São muitos os indícios e testemunhos da participação de militares em irregularidades com as vacinas Covaxin e AstraZeneca”, continuou Renan.

O objetivo da CPI da Covid é investigar as ações e omissões do governo federal no combate à pandemia e possíveis irregularidades no uso de verbas repassadas pela União a estados e municípios.