Augusto Aras foi escolhido por Bolsonaro para chefiar a Procuradoria-Geral da República
Augusto Aras foi escolhido por Bolsonaro para chefiar a Procuradoria-Geral da República.| Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Procuradora-geral da República, Raquel Dodge recebeu nesta segunda-feira (9) o subprocurador-geral Augusto Aras, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o cargo no biênio 2019/2021. A reunião de transição na PGR foi marcada por Raquel para "assuntos institucionais". O mandato de Raquel termina no próximo dia 17, mas a posse depende de sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e a aprovação pelo Plenário. No encontro, ficou acertado que Aras será desonerado da distribuição de processos. Com a medida, ele deixa de atuar no Superior Tribunal de Justiça.

Durante a reunião de transição na PGR, Aras agradeceu "os votos de sucesso" externados por Raquel na última sexta-feira (6) durante evento em Goiânia. Ele ressaltou o fato de a procuradora-geral ter sido a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do Ministério Público Federal, e lembrou que os dois ingressaram na instituição no mesmo concurso, e agora, se sucedem no comando. Raquel colocou a equipe de seu gabinete à disposição do futuro PGR. Outra providência ajustada foi que Aras contará, a partir de agora, com assessorias específicas como o reforço na segurança institucional e assessoria parlamentar. Entre o fim da atual gestão e o início da próxima, o cargo será ocupado de forma interina pelo vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal, subprocurador-geral Alcides Martins, com quem Raquel também se reuniu na semana passada, com o mesmo objetivo.